Sob o mote de “Manter-se relevante. Avançar sua carreira. Fortalecer a profissão” o Project Management Institute – PMI, comunicou, na semana passada, mudanças em seu processo de Continuing Certification Requirements – CCR, o processo no qual nós certificados, precisamos comprovar envolvimento e constante atualização em nossa área de atuação (e certificação).
As mudanças serão oficializadas e se tornarão ativas a partir de 01/12/2015 e se você quiser ler/conhecer mais, a página oficial do PMI sobre o tema é esta aqui.
Basicamente, haverá uma reorganização das categorias em que reportavámos os PDUs (Professional Development Unit), considerando o “PMI Talent Triangle” abaixo:
O “PMI Talent Triangle” não é nenhuma novidade, ele alinha as habilidades técnicas (em Gerenciamento de Projetos), as habilidades de liderança e as habilidades estratégicas e de Gerenciamento de Negócios, de forma a manter você – certificado pelo PMI – relevante para o mercado de trabalho!
A forma de manter sua certificação, se mantém inalterada, você continua precisando reportar PDUs em categorias, mas agora – e aqui vem a grande diferença – agora existem limites inferiores e superiores para as duas categorias existentes “Educação” e “Giving Back”.
PARA OS CERTIFICADOS COMO: PMP, PgMP, PfMP e PMI-PBA
O reporte continua sendo de 60 PDUs a cada ciclo de 3 anos, mas agora, existem limites a serem respeitados:
Vamos começar discutindo a categoria “Giving Back”, nesta categoria, temos a devolução do conhecimento em termo de geração de novos conhecimentos, atuação como voluntário ou ainda trabalhando na área de Projetos.
Nesta categoria, você poderá reportar um máximo de 25 PDUs, sendo que o reporte advindo do seu trabalho na área será limitado à 08 PDUs.
Na outra categoria, “Educação”, agora você deverá reportar no mínimo de 35 PDUs, sendo que um mínimo de 08 PDUs, deve ser reportado em cada uma das faces do “PMI Talent Triangle”, Liderança, Habilidades Técnicas e Habilidade de negócios.
PARA OS CERTIFICADOS COMO: PMI-ACP, PMI-RMP e PMI-SP
O reporte continua sendo de 30 PDUs a cada ciclo de 3 anos, mas agora, existem limites a serem respeitados:
Também na categoria “Giving Back”, você poderá reportar um máximo de 12 PDUs, sendo que o reporte advindo do seu trabalho na área será limitado à 04 PDUs.
Na outra categoria, “Educação”, agora você deverá reportar no mínimo de 18 PDUs, sendo que um mínimo de 04 PDUs, deve ser reportado em cada uma das faces do “PMI Talent Triangle”, Liderança, Habilidades Técnicas e Habilidade de negócios.
IMPACTOS PARA VOCÊ E PARA MIM
Fica claro que o PMI – em minha opinião – está focado em direcionar a aprovação dos PDUs, basicamente na educação continuada, tirando um pouco da importância da Geração de Conhecimento e da atuação como voluntários (que agora tem um peso menor no volume de PDUs em um ciclo.
Isso é errado? Talvez não, talvez seja apenas um direcionamento mais focado na maior parcela de seus associados: um público que se certifica e atua com Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólios, mas não necessariamente se envolve a criação de conhecimento ou em devolver seu conhecimento para a comunidade.
De qualquer forma, empresas prestadoras de serviço precisarão se readequar para atender estes requisitos.
O PMI, em seu website, publicou um excelente FAQ (in inglês). Mas, do que comentei aqui, o que você achou das mudanças?
Eu, particularmente, não gostei…
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UPDATE ÀS 11:30h: Eu acabei de ler o blog do Peter Taylor e estou com o mesmo sentimento, apesar de não ter um centésimo da participação dele na comunidade de Gerenciamento de Projetos, me senti da mesma forma. Se quiser ler o post dele em inglês, acesse AQUI!.
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