Antes que me perguntem, não, não fui eu quem “descobriu” estes sete comportamentos que facilitam a aprendizagem nas organizações. Na verdade, li um artigo excelente sobre condições ambientais que facilitam a aprendizagem no trabalho de Sveinung Skule e pedi a ele que me autorizasse a escrever umas poucas linhas sobre o framework criado por ele, com base nestes 7 comportamentos, fomentando a aprendizagem.
Preciso antes de mais nada, definir o que é aprendizagem: pode não parecer, mas isso é fundamental pois antes de me aprofundar nestes temas, sempre vi a aprendizagem como algo relacionado somente a cursos formais, treinamentos, e eventos deste tipo. Eu não podia estar mais enganado, a aprendizagem é infinitamente maior do que somente treinamentos, cursos e palestras.
Toda relação social, humana, gera conhecimento e esse conhecimento é sim aprendido por nós a todos os instantes, seja por meio de um comentário em redes sociais (e seus desdobramentos), seja durante o cafezinho no ambiente de trabalho. Todas estas relações geram conhecimento. Mas como fomentar a criação e disseminação deste conhecimento? Como garantir que este conhecimento gerará um ganho em performance nos nossos projetos?
Apesar do artigo e de meu entendimento serem amplamente aplicáveis às mais diversas organizações (com ou sem fins lucrativos), gostaria de focar no que conheço: ambientes de Gerenciamento de Projetos.
Como o Prof. Skule destaca em seu artigo (traduzido do original em inglês por mim:)
Primeiramente, este framework é localizado em ambientes demandantes, onde clientes, fornecedores, sócios, autoridades ou comunidades profissionais colocam novas demandas nos padrões de trabalho, assim estimulando a aprendizagem e a inovação.
Confesse, isso parece ou não um ambiente de projeto? Existência de múltiplos Stakeholders, novas demandas de trabalho, pressão por fazer as entregas no tempo adequado, reduzir custos, aumentar qualidade! Vivemos isso emTODOS os projetos que atuamos, não é verdade?
Logo, toda organização que atue com projetos, tem em suas mãos um ambiente rico e frutífero para a aprendizagem organizacional. Não quero desmerecer uma parte do portfólio de serviços que a minha empresa oferece (www.e-projects.com.br) como os Cursos em Gerenciamento de Projetos e os Preparatórios para a Certificação PMP, mas por vezes, nós encontramos dentro de uma mesma empresa performance muito diferentes, por que então, não conseguimos multiplicar o conhecimento de uma equipe para a outra?
Talvez, por que não estejamos nos atentando para que estas 7 condições de aprendizagem estejam presentes no nosso ambiente:
- Um alto grau de exposição a mudanças
- Um alto grau de exposição a novas demandas
- Responsabilidades Gerenciais
- Networking Profissional
- Feedback
- Apoio da Gerência para a aprendizagem
- Recompensa profissional
Para que a aprendizagem informal (que é aquela que acontece fora dos limites de uma sala de aula) aconteça, o ambiente precisa ser adequado.
Quando olho para estas 7 condições, em minha análise, podemos dividi-las em duas grandes partes, uma em que cada um de nós é responsável (logo podemos fazer as coisas acontecerem) e uma em que temos pouca – quase nenhuma – autonomia para mudar.
Assim, vamos fazer uma análise em conjunto. Imagine você, Gerente de Projeto ou membro de um time de Projetos, no seu mais recente projeto.
– Os fatores que controlamos:
Você tem sido exposto a demandas complexas? Você tem sido exposto à mudanças (e mais importante, tem tempo de planejar a forma de agir nestas mudanças?) Você efetivamente tem a gestão de pessoas, a resolução de conflitos e a tomada de decisão em suas mãos? Além das suas atividades diárias, você tem tempo e gosta de fazer networking com profissionais da sua área?
Se sua resposta foi negativa a pelo menos uma dessas perguntas, pense um pouco mais e me responda: você está buscando estas responsabilidades ou está somente tocando o projeto, torcendo para que estas questões sejam direcionadas à outro?
A aprendizagem acontecerá se houver compromisso e exposição a situações desafiadoras!
E uma das formas mais interessantes de ser exposto a situações desafiadoras e ouvir o que outros Gerentes de Projetos aprenderam é fazendo o networking; toda profissão tem seu corpo profissional para troca de conhecimento, e networking. Você participa ativamente do seu grupo?
– Os fatores que NÃO controlamos:
Agora, pensando na empresa em que você trabalha, você tem recebido feedback adequado? Não estamos falando somente do feedback de seu superior imediato como uma forma de avaliar sua performance e definir seu bônus, mas você aceita feedback de seus pares? De seu time? Posso garantir que eles têm excelentesinsights para seu desenvolvimento humano e profissional.
Sua empresa consegue entender que para aprender a andar de bicicleta, você provavelmente vai cair? Não há mágica, as empresas precisam saber planejar espaços onde o erro não é somente condenado, mas serve de lição, não somente para um funcionário, mas para toda a empresa.
Além de tudo isso, sua empresa, à medida em que você aprende, tem te dado projetos mais complexos? A recompensa profissional a que me refiro, não é dinheiro, mas a abertura a novos desafios, tarefas mais complexas e projetos maiores.
Assim, para aprender e ensinar (que é a melhor forma de aprender) ao mesmo tempo em que trabalhamos, você precisa se cercar desses 7 comportamentos, lembre-se: uma parte depende de você, corra atrás e faça acontecer. Agora, se nos fatores que você não controla você não consegue enxergar “feedback”, “apoio para a aprendizagem” e “recompensa profissional”, encaminhe este artigo para seu Departamento de Recursos Humanos, a e-Projects adora problemas deste tipo e eu tenho certeza que poderemos desenhar uma solução fantástica para sua empresa!
Por fim, gostaria de ouvir seus comentários sobre esta análise. Você está ensinando ou aprendendo em seus projetos? Ou você está frustrado por não aprender nada? Deixem seus comentários!
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